Brand Publishing
A comunicação vem mudando de forma expressiva nos últimos anos. Ferramentas que eram prioridade para as organizações estão cedendo espaço para novas estratégias, como é o caso da produção de conteúdo, utilizada não apenas para as redes sociais, mas porque, cada vez mais, os consumidores exigem informação relevante e transparência das empresas no que diz respeito ao seu propósito.
Uma das estratégias mais inovadoras da produção de conteúdo é o brand publishing, que vai muito além de ser, como diz o nome, uma publicação de marca. Brand publishing é a marca pensando muito além da venda e do lucro para mostrar toda sua expertise no mercado em que atua. É a marca deixando de pensar como anunciante para se tornar editora e curadora de conteúdo criado e oferecido especialmente para seu público – potencial e já conquistado. É a marca se tornando a grande especialista em um tema, o seu tema, e não apenas em seu produto ou serviço. É marca mostrando a qualidade do que faz e deixando ao consumidor a tarefa de, sim, falar de seus produtos e serviços, porque hoje – e a cada dia mais – o consumidor tem outros interesses nas empresas e só compram se elas apresentarem qualidades afins. É a marca oferecendo ao seu cliente e prospect, em um só espaço, informação valiosa, útil sobre um tema específico, que envolva o consumidor, com transparência e criando laços de confiança e relacionamento verdadeiro.
A quem se destina
O brand publishing é uma estratégia de comunicação institucional e mercadológica que pode ser utilizada por quaisquer organizações, públicas ou privadas, desde que exista a vontade e a abertura para evitar autoelogio e mostrar o propósito da marca, sua finalidade, intenção, plano, um projeto muito claro e que vá muito mais longe do que produzir, vender, lucrar.
A organização precisa entender profundamente de seu mercado de atuação ou de algum nicho específico, ser uma especialista e estar decidida a compartilhar conhecimento – o seu próprio e de outras fontes, mesmo que sejam da concorrência.
A Portal do Conteúdo pretende atuar em um nicho determinado de mercado para oferecer esse serviço a empresas privadas de pequeno e médio portes, organizações do terceiro setor ou a especialistas em suas áreas de atuação, caso, por exemplo, de advogados, médicos, entre outros.
Metodologia de trabalho
A metodologia que definimos para este trabalho envolve um grande comprometimento das empresas com a transparência e abertura para compartilhamento de informações.
De forma geral, o desenvolvimento de um projeto de brand publishing envolve várias fases, que vão da definição do nicho de conhecimento, do canal, do público e das editorias, levantamento de dados e de fontes, elaboração de conteúdos e mensuração de resultados, entre outras.